10 Curiosidades Sobre Orquídeas Que Vão Lhe Impressionar

Uma das flores mais populares e procuradas pelas pessoas que estão começando um jardim em casa são as Orquídeas.

As plantas conhecidas por esse nome fazem parte da família Orchidaceae e da ordem das Asparagales. Essa é uma das maiores famílias de plantas do mundo.

Um dos motivos que tornam as orquídeas tão populares é a sua variedade de cores e formas que encantam qualquer pessoa, fazendo-a tão desejada àqueles que almejam pelo menos um pequeno exemplar.

Iremos mostrar abaixo, as principais curiosidades sobre orquídeas para que você possa encontrar novos motivos para admirar ainda mais essa espécie.



1º Curiosidade Sobre Orquídea: Seu Nome Significa "Aspecto de Testículos"



O nome orquídea vem do grego όρχις (órkhis) que significa testículo e ειδος (eidos) que significa: aspecto, forma; Então a junção dessas palavras significa "em forma de testículos" em referência ao formato dos dois pequenos tubérculos que as espécies do gênero Orchis apresentam.

2º Curiosidade Sobre Orquídeas: A maior Orquídea Brasileira


Podendo atingir até 6 metros de altura, a Epidendrum scalares é a maior orquídea brasileira. Ela pode ser encontrada no estado de minas gerais.


3º Curiosidade Sobre Orquídeas: Orquídea que Fede



A espécie Pleurothallis foetens, é uma orquídea que exala um aroma bem característico se comparada a outras espécies. É encontrada na Mata Atlântica, nativa da região sudeste, em lugares sombreados e úmidos. Ela pode chegar até 30 centímetros de altura.

4º Curiosidade Sobre Orquídeas: Número de Orquídeas No Mundo


Atualmente existem mais de 25.000 especies de orquídeas documentadas em todo o mundo. É altamente provável que muitos outros milhares de novas especies continuam a ser descobertas nas florestas tropicais. Isso tudo devido a mágica da genética.

5º Curiosidade Sobre Orquídeas: Baunilha é Uma Orquídea!



A baunilha, usada nas mais diversas areas do mundo gastronômico e nos produtos de beleza é na verdade uma orquídea. Conhecida como Vanilla, é uma flor com um aroma muito doce e suave, sendo considerada a orquídea mais cultivada na America Latina.

6º Curiosidade Sobre Orquídeas: Primeira Orquídea Fossilizada


Em 2007, na República Dominicana foi encontrada e examinada a primeira orquídea fóssil confiável, que tem 20 milhões de anos de idade. Com base em análises, os cientistas determinaram que a idade da família das orquídeas é de 80 milhões de anos.

7º Curiosidade Sobre Orquídeas: Símbolo Oficial


As orquídeas são o símbolo oficial do estado de muitos países, principalmente tropicais, como por exemplo: Colômbia (Cattleya trianae), Indonésia (Phalaenopsis amabilis), Costa Rica (Cattleya Skinner), Belize (Prosthechea cochleata), Panamá (Peristeria elata) (Cattleya mossiae), etc.

8º Curiosidade Sobre Orquídeas:  Existe orquídea aquática


Conhecida popularmente como aranha-da-água, a Habenaria repens que pode ser encontrada na Costa Rica, é a única especie aquática conhecida.

9º Curiosidade Sobre Orquídeas: Tipos de Orquídeas

.

As orquídeas podem ser terrestres, arbustivas, litófitas (crescem em pedras), pasmófitas (crescem na areia), saprófitas (crescem na turfa e em áreas com grande material em decomposição) e aquáticas (as mais raras). Há até uma espécie subterrânea na Austrália.

10º Curiosidade Sobre Orquídeas: A Mais Cara Do Mundo


A Orquídea Shenzhen Nongke é uma flor que foi produzida pelo grupo chinês Shenzhen Nongke e surgiu como fruto de 8 anos de pesquisas e de investigações na área das ciências agrícolas. No ano de 2005, esta flor foi vendida num leilão a um comprador anónimo pela módica quantia de 193.150 euros / 436.255 reais. Trata-se da flor mais cara de sempre a ser produzida pelo homem.


Espero que você tenha gostado dessas desse artigo sobre a flor mais bela do mundo(na minha opinião). Você conhecia algumas dessas curiosidades? Deixe nos comentários...
Tecnologia do Blogger.