Minha Orquídea está com mancha e agora?

Experientes ou principiantes, eu, você, qualquer um que ame ou cultive orquídeas sabe como é comum orquídeas terem fungos. O problema é que a doença desses fungos as deixam feias, avermelhadas e sem vida e usar agrotóxicos e os venenos nem sempre nos agradam, não é mesmo?

Estamos sempre em busca de meios preventivos e alternativos, selecionamos alguns dos métodos mais utilizados e as opções para você usar com sua plantinha.

Métodos preventivos


É importante evitar a contaminação, para isso leve em conta alguns cuidados:

1- Nunca se esquecer de reparar detalhadamente nas folhas e verificar se elas tem manchas circulares amarelas ou manchas marrons (arredondadas).

2- Sempre, eu disse sempre! Esterilize as tesouras de poda antes de cortar qualquer parte que seja de sua orquídea.





Dica extra: Água sanitária, cloro ou fogo sempre serão as melhores formas de se esterilizar uma tesoura.

3- Evitar colocar um vaso pendurado embaixo do outro, pois, os fungos podem passar de uma planta para outra através da água.

Alternativa caseiras para eliminar doenças


Receita 1
Use óleo mineral com canela (misture os ingredientes até que vire uma pasta). Aplique nas manchas durante dois dias.

Não recomendamos o uso de fungicidas, apenas em casos extremos. Eu sinceramente me recuso a usar fungicida, porém se utilizar precisa ter atenção e cuidados redobrados, para não aplicar nas flores, pois isso poderá manchá-las ainda mais.

Água de menos é melhor

Sim! As raízes de nossas queridas orquídeas apodrecem e ficam vulneráveis aos temidos fungos, parasitas e bactérias. O ideal é que sua planta esteja colocada em um substrato drenável (como casca de pínus ou fibra de coco) e coloca-las em vasos sem pratinho.

A rega e a adubação devem ser feitas, aproximadamente de duas em duas semanas, quando o substrato estiver devidamente seco.

Dicas Finais: Seja qual for o tipo de sua orquídea, muitas pessoas usam canela em pó, soprando-a sobre as raízes das orquídeas, visando proteção contra fungos e bactérias, e obtêm uma planta mais saudável e vistosa.

fonte : http://www.amantesdeplantas.com/
Tecnologia do Blogger.