17 belas plantas que você pode cultivar na água
Você já ouviu falar que as plantas podem crescer na água? Esteja ciente de que certas espécies são conhecidas por criar raízes na água, ou seja, não precisam de terra e fertilizantes para crescer. Essa técnica, chamada aquicultura, pode aparecer na horta de sua casa.
O cultivo de plantas na água tornou-se popular nos últimos anos. As pessoas usam diferentes formas de recipientes para cultivo, como garrafas de vinho, potes de geléia, utensílios vintage, potes de maionese e outras embalagens.
Quando as plantas crescem em vidro de diferentes tamanhos e formas, a composição fica mais bonita e cheia de personalidade. Os recipientes podem ser transparentes ou coloridos – é uma questão de gosto.
Neste guia, a Casa e Festa coleta espécies de plantas que vivem na água em vasos, copos, garrafas e muitos outros recipientes. Além disso, listamos alguns cuidados que devem ser tomados para obter bons resultados na hidroponia.
Espécies de plantas que podem ser cultivadas na água
As plantas aquáticas podem decorar qualquer cômodo da casa, principalmente a cozinha e o banheiro. Confira abaixo algumas das espécies:
1 – Clorofito
Entre as plantas que crescem na água, vale destacar as plantas de aranha. É fácil de propagar e cultivar, a cor das folhas é linda e as raízes podem crescer saudáveis com um pouco de água.
Essa espécie também é conhecida por seu potencial purificador do ar, por isso faz parte da lista de plantas purificadoras de água.
2 – Espada de são jorge
A Espada de São Jorge tradicionalmente cresce na terra, mas também se enraíza na água e prospera.
3 – Filodendro
Originária do Brasil, esta planta se adapta facilmente a ambientes internos e é excelente decorativa. A folhagem dura e exuberante da videira confere um toque tropical à decoração.
4 – Xanadu
Xanadu é uma planta delicada com um potencial paisagístico incrível. Esta é uma ótima opção para cultivar dentro de casa.
5 – Jiboia
A jibóia é uma folhagem decorativa, por isso fica ótima na sala, na cozinha ou até mesmo em uma divisória da casa. Prepare-se para cultivar plantas de crescimento acelerado em sua casa.
6 – Singonio
Entre as plantas que podem crescer na água, considere o singonio. A espécie é adaptável e possui folhagem resistente que pode ser utilizada para montar arranjos elegantes.
7 – Pau d’água
Também conhecida como Dracena, esta planta tropical é muito resistente e ideal para cultivo em recipientes com água.
8 – Aglaonema
Aglaonema pode crescer na água e sobreviver em ambientes sombreados. A folhagem tropical é tão bonita quanto as raízes e fica evidente em um terrário.
9 – Tinhorão
O tinhorão é uma folhagem que se adapta bem à água e mantém a mesma beleza ornamental das plantas terrestres.
10 – Pileas
Pilea está disponível em vários tamanhos para dar um toque especial à decoração da sua casa. A principal característica dessa planta chinesa são as folhas redondas verde-escuras, que podem chegar a 10 cm de diâmetro.
11 – Comigo ninguém pode
Outra planta que aceita esse tipo de cultivo é a minha que ninguém pode aceitar. Só tome cuidado com o fluido que sai dessa planta, é considerado venenoso para humanos e animais.
12 – Bambu da Sorte
Se você deseja trazer energia positiva para sua casa, opte por cultivar Lucky Bamboo. A principal característica desta planta é a presença de um grande número de hastes. A importância da espécie está relacionada ao número de hastes.
13 – Pleomelle
Existem muitas plantas aquáticas de interior, como o Pleomele. A espécie é grande e vistosa e facilmente adaptada à hidroponia. Coloque o vaso em um ambiente semi-sombreado para melhor claridade.
14 – Antúrio
Não são apenas as folhas que estão se adaptando à hidroponia. Você também pode apostar em certos tipos de flores, como os antúrios. Esta planta rústica e resistente a doenças vem em cores diferentes, como branco, vermelho, rosa e bordô.
15 – Planta-aranha
Nativa da América do Sul, esta espécie possui boa aquaponia e grande potencial ornamental.
16 – Lambari
Esta planta de folhas roxas adora umidade, por isso é fácil cultivá-la na água.
17 – Ervas
Poucas pessoas sabem que as ervas também podem ser cultivadas na água. As variedades mais procuradas para esse tipo de plantio são: manjericão, sálvia, erva-doce, hortelã, capim-limão, orégano, tomilho e alecrim.
Plantas Aquáticas: Como Cuidar?
A umidade excessiva do solo pode causar podridão radicular. No entanto, a situação é diferente quando o cultivo é realizado diretamente na água. A planta desenvolverá várias novas raízes e brotos. Você não precisa adicionar nada à água para estimular o crescimento.
Para algumas espécies de plantas, a água fornece todos os nutrientes necessários. Na ausência de solo, reduz a possibilidade de pragas. Além disso, a manutenção se torna mais fácil.
Aqui estão algumas dicas sobre como cultivar plantas na água:
remover resíduos das raízes
Após retirar a planta do solo, as raízes devem ser bem lavadas, retirando todos os resíduos.
Não use água em excesso.
Cresça sem encher todo o recipiente com água. Essa quantidade deve ser consistente com a quantidade de raízes que crescem na planta. As folhas das plantas não devem ser expostas à água durante o cultivo.
troque a agua toda semana
Semanalmente, é recomendável drenar a água do recipiente e substituí-lo por um novo para evitar a proliferação do mosquito da dengue. A água filtrada é recomendada sobre a água da torneira.
Facilite a exposição ao sol
As plantas que crescem na água não requerem luz solar direta. No entanto, é importante colocar a panela em uma área bem iluminada.
use fertilizante líquido
Algumas gotas de fertilizante líquido podem ser adicionadas à água para fazer com que as raízes cresçam mais rápido e mais fortes.
escolha o recipiente certo
Recipientes de cobre, latão e chumbo devem ser evitados durante o cultivo, pois podem causar danos às plantas. Portanto, os recipientes de vidro são os preferidos.
Defina os materiais de cultivo
O cultivo de plantas pode ser feito com argila expandida ou hidrogéis (pequenas bolas que permitem que as plantas retenham água). Além disso, usar blocos de carvão no fundo do recipiente ajuda a manter a água pura e higienizada.
Leave a Comment