Como Cuidar de Orquídeas

Você deve ter percebido que existem uma infinidade de espécies e de tipos de orquídeas, por isso o cuidado com as orquídeas pode ser um pouco complexo, devido a sua variedade
.As orquídeas epífitas vivem sobre as árvores com as suas raízes expostas, por isso, ao cultivá-las deve-se simular seu ambiente natural, quando plantadas em vasos deve-se utilizar substratos secos, como cascalhos, musgos secos, fibras de coco e pedras para drenar o excesso de água e preferencialmente em vasos de barro, para drenar ainda mais a água.

Luminosidade Ideal para Orquídeas

É importante dar condições semelhantes ao habitat natural das orquídeas para mantê-las saudáveis e viçosas. Nas árvores as orquídeas vivem a meia sombra recebendo o sol indiretamente que é filtrado pelos galhos e folhas das árvores.
As orquídeas tropicais, cultivadas em casa ou apartamento devem receber luz indireta, pode ser próximo as janelas recebendo o vento e o calor. Você pode expor sua orquídea ao sol logo pela manhã, mas evite deixa-las por muito tempo para que não fiquem secas.
A exposição demasiada ao sol faz com que as orquídeas fiquem com as folhas amareladas, então se este for o caso mude sua orquídea para um local sombreado. Já se as folhas estiverem muito escuras a sua orquídea pode estar carente de luminosidade.

Como Regar Orquídeas

Quanto às regas não é preciso regar diariamente sua orquídea, as orquídeas tropicais absorvem a água através da umidade presente no próprio ar, cultivando em casa é possível regar uma vez por semana, tomando cuidado para que o substrato não fique encharcado demais, apenas úmido. No verão, nas regiões mais secas, é indicado fazer de duas á três regas na semana.
Sempre teste com o dedo o substrato da planta, se estiver seco é hora de regar, cuidado para não matar sua orquídea por excesso de regas, essa é a maior causa de morte entre as plantas domésticas.


Florescimento das Orquídeas

Cada espécie de orquídea floresce em um determinado período, é normal que sua orquídea perca suas flores, não significa que ela esta doente, apenas que é o seu momento de repousar para uma nova estação.

Adubos, Fertilizantes

Você vai encontrar nas floriculturas e Garden Center’s diversos produtos para adubar as orquídeas, inclusive substratos prontos que já vem com adubo, porém não é indicado adubar nem “bombar” demais a sua orquídea, pois pode causar danos a flor.
Os melhores adubos são os orgânicos como a mamona e a farinha de osso, leia as instruções do produto e coloque o adubo em um canto do vaso, para que a planta absorva o produto aos poucos, conforme você for efetivando as regas.
Já a adubação foliar (nas folhas) deve ser feita no final da tarde, após pulverizar as folhas com água cerca de 20 minutos antes para abrir os poros.
Estes são alguns cuidados básicos recomendados para as orquídeas epífitas, comuns no Brasil e outras regiões tropicais.
fonte:http://www.arquidicas.com.br/
Tecnologia do Blogger.