Tudo Sobre Cultivo de Orquídeas em Troncos

Orquídeas podem ser cultivadas em vasos, mas sempre achei que ficam mais bonitas e naturais quando colocadas em troncos, que é o habitat natural da maioria das orquídeas. Espécies que crescem em troncos são epífitas, que se desenvolvem utilizando outras plantas como suporte. Veja bem, só como suporte, elas não são parasitas como algumas pessoas pensam. Elas não sugam a planta hospedeira, nem a prejudicam de maneira alguma.
Acho que a idéia de cultivar orquídeas em troncos começou há muitos anos. As orquídeas são muito utilizadas em jardins, plantadas em troncos de arvores e palmeiras. As mais comuns são as “olho de boneca” ou Dendróbio (Dendrobium nobile). Devido à sua rusticidade, elas formam verdadeiras touceiras, com inúmeras flores. Lindo espetáculo da natureza.
Vou relatá-los neste manual, para ilustrar a maneira como não se deve fazer. Tenho certeza de que será muito útil, pois muitas pessoas devem fazer a mesma coisa.


1. A escolha do local
Isso é fato: é a orquídea que escolhe o lugar onde quer crescer, e não o contrário. Portanto, se você quer colocar aquela orquídea linda, cheia de flores, na mesa de centro da sala para mostrar para a visita, conforme-se. Pode ser que a orquídea não goste deste local. Ela vai demonstrar isso pela coloração de suas folhas, pela sua taxa de crescimento, retenção das flores. A florada costuma durar mais de um mês em algumas espécies. Se ela acabou de florir e suas flores começarem a murchar, você colocou sua orquídea no lugar errado. Observe se ela está perdendo a cor, se está ou não emitindo novos brotos. Se ela estiver saudável, vai demonstrar isso na sua aparência.
Se ela não estiver gostando do local onde você a colocou, troque de lugar, até ela se adaptar. Não fique triste se ela gostar de um cantinho do banheiro. Se ela estiver feliz, vai recompensá-lo com lindas flores.
Dica: elas gostam de lugares iluminados, mas sem luz do sol direto em cima delas. Vento em demasia também não é legal. Lembre-se que as orquídeas originalmente vivem em troncos de árvores, em locais sombreados e úmidos, protegidos do vento em excesso.
Ao ar livre elas também vão muito bem, desde que estejam protegidas do sol e vento em demasia.
2. Minhas primeiras experiências
Primeiramente, eu comecei a comprar mudas para cultivar. Deixava os vasos no parapeito da janela da minha lavanderia.
Após comprar mudas e achar um lugar que elas gostassem (a minha lavanderia), decidi fazer novas experiências. Como falei no começo deste relato, sempre achei lindo ver as orquídeas crescendo em troncos, crescendo abundantemente e produzindo flores às pencas. Mas como conseguir isso?
Bem, primeiro tratei de conseguir um tronco (em um apartamento?). Sim, era um tronco pequeno e leve, que eu prendi com um arame numa das extremidades e pendurei no teto. Aí fiz o plantio. Infelizmente não tenho fotos disso, vou ficar devendo. Tirei a muda do vaso, tirei o substrato (que era xaxim moído, que hoje em dia não é mais permitido!), envolvi as raízes da muda no tronco e prendi com barbante fino. Molhava sempre que passava por perto com um borrifador, aqueles frascos plásticos, parecidos com aqueles de certos produtos de limpeza.
Dica: compre um borrifador só pra este fim. Não reutilize aqueles que contiveram um dia algum produto de limpeza, pois eles são tóxicos para as orquídeas.
Confira o tutorial - Aqui ;
Tecnologia do Blogger.