CUIDADOS ORQUÍDEAS ➜ APRENDA COMO FAZER SUA ORQUÍDEA DAR MAIS FLORES EM MENOS TEMPO – PASSO A PASSO

Como toda planta exótica, as orquídeas necessitam de cuidados essenciais pra que estejam sempre saudáveis e bonitas. Os cuidados básicos levam em conta o plantio (tipo de vaso), o local onde a orquídea será colocada, a rega da orquídea, a adubação e o controle de pragas e doenças.
Como forma de agradecer nossos visitantes informamos que ao lado está disponível um curso completo com 10 lições por email sobre como cuidar de orquídeas, com dicas essenciais de cuidados e erros a serem evitados.
Como cuidar de orquídeas
Após comprarmos ou recebermos uma orquídea de presente em geral as flores murcham após alguns dias ou semanas e se faz necessário replantar a muda para que ela floresça novamente. Os melhores vasos são os de terracota, que já vem preparado com vários furos tanto no fundo quanto na lateral.
Para melhorar a drenagem você pode adicionar um pouco de argila expandida ou mesmo algumas pedrinhas ou cacos de telha. Como substrato, casca de pinheiro ou fibra de coco são os melhores, mas não use xaxim que está proibido por lei e correndo o risco de extinção.
Uma outra dica interessante é que você também pode fixar a sua muda no tronco de uma árvore, mas antes, envolva a base da muda na fibra de pinheiro ou coco e amarre com um barbante.

Como regar uma orquídea
Com relação a como regar a orquídea, verifique se o vaso está úmido pressionando substrato com o dedo. Se estiver úmido espere até secar, e então regue até que a água comece a escorrer por baixo do vaso.
Cheque diariamente ou a cada dois dias. Com relação às mudas que estão nas árvores à umidade se equilibra mais naturalmente. Preste atenção nos períodos mais secos do ano.
Vale lembrar que as orquídeas morrem muito mais por excesso de água que por falta dela.
A orquídea necessita de uma quantidade balanceada de adubo, assim como no caso da água o exagero de adubo é pior do que a falta para as orquídeas. Leia com cuidado as instruções contidas nas embalagens dos produtos.
A adubação do solo deve ser feita de manhã ou ao entardecer e a adubação das folhas somente de tarde. Lembre-se de pulverizar a planta com água de vinte a quinze minutos antes da adubação, o que fará com que as células das folhas responsáveis pela absorção dos nutrientes se abram.
Dica: adubos orgânicos são mais seguros e com riscos muito menores de você matar a planta por excesso de adubação!

A correta iluminação para a orquídea
Não exponha a sua planta diretamente ao sol, isso poderá queimar as folhas. As orquídeas devem ser colocadas em locais arejados, mas livres de correntes de vento, com luz indireta do sol por algumas horas do dia, de preferência os primeiros raios de sol pela manhã ou no final da tarde.
Olhe atentamente as folhas das suas mudas plantadas diretamente em árvores nos primeiros dias para ver se não estão amarelando, e caso isso ocorre, mude-as de lugar já que sua orquídea pode estar muito exposta ao sol. No habitat natural as orquídeas permanecem escondidas sobre galhos e folhas de outras plantas e recebem apenas uma pequena quantidade de raios de sol.




Tecnologia do Blogger.