Como Adubar Orquídeas
O adubo é uma etapa fundamental no cuidado de orquídeas. Os adubos geralmente são rotulados com 3 números, que apresentam proporções de nitrogênio ( N) , fósforo ( PO) e potássio ( K) . Este compostos juntos com cálcio, enxofre, ferro, sódio e magnésio são chamados de macronutrientes e devem estar presentes nos adubos de boa qualidade.

Pesquise antes de comprar
A primeira coisa a se observar antes de adubar uma orquídea é a qualidade do adubo. Busque referências, pesquise e prefira adubos ricos em macro e em micronutrientes. É recomendado alternar as marcas de adubo, isso porque se houver falta de algum nutriente em um tipo de adubo o outro tipo poderá suprir a carência.
Observação: Preste atenção para não adubar plantas que estão dormentes. Caso contrário você estará desperdiçando dinheiro. Nesse período elas não precisam de nutrientes.
Como atuam os compostos do adubo?
O composto de nitrogênio está relacionado com o desenvolvimento da planta , o fósforo auxilia na produção de energia e todos os processos que envolvem a mesma ( floração, frutos, sementes) e o potássio ajuda no armazenamento dessa energia e na retenção de água. Dessa forma, por definição, um adubo com mais nitrogênio irá contribuir para o crescimento da orquídea . Procure observar a porcentagem desse elemento principalmente se você for usar o adubo para uma orquídea jovem. Abaixo estão dispostos as proporções adequadas dos compostos nitrogênio, fósforo e potássio para cada tipo de orquídea:
Lembrando: N = nitrogênio, PO = fósforo, K = potássio
Orquídea jovem = maior presença de nitrogênio ( 3N – 1PO – 1K )
Orquídea adulta ( prestes a florir) = maior presença de Fósforo ( 1N- 3PO- 2K)
Orquídea adulta ( fora da faser de floração = proporção normal ( 1N- 1PO – 1K)
Os adubos de maior concentração de potássio são pouco usados em floricultura, pois este componente auxilia a frutificação. Algumas pessoas usam apenas adubos com concentrações para crescimento e outro para auxiliar na floração. Utilizam uma marca durante seis meses e nos outros 6 meses trocam para outro fabricante.
Como a planta utiliza o adubo?
As orquídeas absorvem o adubo através dos estômatos, estruturas que as plantas possuem na face de suas folhas. Para poder aproveitar os alimentos elas necessitam, como muito divulgado, água, dióxido de carbono e luz. A junção destes elementos na sua devida proporção irá auxiliar as plantas a crescerem saudáveis e felizes. Alguns outros componentes também são necessários em quantidades variáveis ( provenientes de matéria vegetal ou animal) para transformar elementos minerais em carboidratos utilizáveis.
Esperamos que estas dicas sejam úteis a você e desejamos que suas orquídeas cresçam de maneira saudável e proporcionem momentos de alegria a todos!
Leave a Comment