CONHEÇA OS 4 PASSOS PARA MANTER A SAÚDE PLENA DA SUA ORQUÍDEA


Para os cuidadores de flores de primeira viagem, manter a saúde plena da sua orquídea pode se tornar um verdadeiro desafio. Se você está tendo dificuldades ou está pensando em começar a cuidar dessa espécie de flor, esse artigo foi pensado para você.
Entre todas as variedades de flores existentes, as orquídeas ganham destaque devido ao seu aspecto agradável aos olhos e características tão peculiares. Com mais de 30 mil espécies diferentes e conformando uma das maiores famílias de flores do mundo, os cuidados com as orquídeas são muito especiais.
O jardineiro que deseja manter a saúde plena da sua orquídea em dia deve estar atento a alguns detalhes, principalmente se quiser ter a flor por muitos anos. Pode até parecer complicado no início, mas com o tempo a recompensa virá e os cuidados se tornarão hábitos.
Quer saber como manter a saúde plena da sua orquídea? Conheça agora os 4 passos essenciais!

PASSO 1: ILUMINAÇÃO
Apesar de ser verdade que cada espécie possui demandas diferentes de iluminação, há uma característica generalizada que é comum na maioria delas. Para manter a saúde plena da sua orquídea, é importante não priva-la do sol, mas também não deve ser deixada em contato direto com os raios solares.
A luz direta do sol em uma orquídea pode fazer com que a mesma ganhe um aspecto doente, sem flores e nem cor. Por outro lado, quando não estão em um ambiente com bastante iluminação, elas murcham.
Dica: colocar a flor repousando na janela mais iluminada da casa e usar uma persiana ou cortina como proteção contra a luz direta do sol na orquídea.

PASSO 2: IRRIGAÇÃO
A irrigação é um aspecto fundamental nesse guia para manter a saúde plena da sua orquídea, já que pecando pelo excesso quanto pela escassez, é possível matar essa espécie de flor. O correto é regá-la uma vez a cada 5 ou 12 dias – tudo depende da espécie que você tenha.
Em dias de verão, recomenda-se que elas sejam regadas com mais frequência. O importante é que a terra esteja sempre úmida.
Dica: a irrigação pode ser feita com um borrifador/pulverizador, já que o contato direto com a queda d’água (de torneira, garrafa, regador comum, etc.) pode ser pesado duro demais e a flor não resistir.

PASSO 3: TERRA E ADUBAGEM
As raízes das orquídeas precisam de muito ar, portanto colocar as flores dessa espécie em um vaso com terra pode ser um erro, já que a terra não é propícia para a circulação de ar e o vaso também não ajuda muito. É por isso que muitos jardineiros optam por plantar orquídeas em troncos de árvores.
Porém, se você não tem essa possibilidade, poderá manter a saúde plena da sua orquídea plantando em um vaso com uma mistura mais solta e mais porosa.
A adubagem deve ser feita com adubos específicos para orquídeas, já que elas precisam receber alguns nutrientes especiais que estão todos reunidos nessas misturas próprias. A fertilização deve ser feita, no máximo, uma vez ao mês.

PASSO 4: TEMPERATURA E UMIDADE
As orquídeas provêm de regiões com clima tropical, portanto estão acostumadas com a umidade e com um clima pouco frio. A atenção deve ser redobrada para aqueles que moram em lugares com estações de clima bem marcadas, senão elas nunca irão florescer.
Sobre a temperatura: nunca superior a 30°C e nunca inferior a 9°C – a média deve estar em 18,3°C e 23,8°C. A diferença de temperatura entre o dia e a noite também deve ser diferente, certifique-se de que pela noite a sua orquídea esteja em um ambiente com 6,6°C de diferença em relação ao dia.
Sobre a umidade: para manter a saúde plena da sua orquídea, deve haver um mínimo de 40% de umidade, mas o ideal é que o nível esteja entre 60% e 80%.

Com esses 4 passos para manter a saúde plena da sua orquídea, com certeza a jardinagem dessa espécie será mais fácil para você. Porém, não se esqueça daimportância de saber a espécie que possui, para poder cuidá-la de acordo com as suas especificações.
🌺🌺🌺
Tecnologia do Blogger.