10 vegetais perenes que você pode plantar uma vez e colher por anos


A natureza é incrivelmente diversa, abunda em abundância transbordante, mas nem sempre a vemos, embora esteja lá.


E, no entanto, muitas vezes nos limitamos a um punhado de frutas e vegetais conhecidos.

Em algum momento, suas habilidades de jardinagem e propriedade rural precisam se expandir, forragear é uma maneira de abraçar a diversidade, plantar plantas perenes ou perenes é outra.
Sempre haverá algo para colher quando você investir em perenes.

Algumas plantas perenes estão prontas para a colheita, enquanto as anuais ganham vida um pouco. Ainda outras, com raízes comestíveis, podem ser colhidas ao longo do ano, fornecendo alimentos quando você precisa e não necessariamente quando estão prontos para a colheita.


Eles são mais profundamente enraizados do que os anuais, por isso são mais resistentes em tempos de seca. Acontece que as plantas perenes costumam ser mais resistentes a pragas, doenças e pressão de outras plantas com as quais compartilham espaço.

Abaixo estão 10 vegetais perenes que você pode plantar uma vez e colher por anos:

1) Ruibarbo

Embora a tentação seja difícil de resistir, você não pode colher ruibarbo (Rheum rhabarbarum) no primeiro ano, primeiro deve esperar que crie raízes. Você terá que esperar e ver como essa planta só ficará maior com as estações do ano. Diz-se que uma única planta de ruibarbo pode durar 20 anos, antes de precisar ser substituída. Enquanto isso, saboreie os caules o máximo que puder, tomando cuidado para ficar longe das folhas que são venenosas, mas não sem uso próprio no jardim. O ruibarbo combina bem com morangos, que também são uma planta perene frutífera! Certifique-se de plantar o suficiente de ambos para garantir compotas, geleias e molhos saborosos nos próximos anos.

2) Azedinha

Azedinha (Rumex acetosa) é um dos primeiros brotos a emergir do solo a cada primavera. Chame de pungente, ou limão, azedinha tem um sabor único que leva algum tempo para se acostumar. E, no entanto, fornece muitos nutrientes essenciais à medida que emergimos do inverno.
A azeda produz bem até junho, depois começa a florescer. Você vai querer colher as folhas enquanto são jovens e macias para o melhor molho de azeda.
Como a azedinha não é vendida como produto de supermercado, encontre algumas sementes e plante as suas.


3) Cebolinha

A cebolinha (Allium schoenoprasum) é vendida em mercados e lojas. A questão é quão fresco é quando chega à sua mesa?
Afinal, não é melhor sair, colher um pequeno buquê, cortá-los e adicioná-los a saladas e sopas, tudo em poucos minutos? Além disso, existem muitos usos brilhantes para a cebolinha e suas flores.
Você ficará feliz em saber que a cebolinha é muito resistente. Produtores tão vigorosos, na verdade, que precisarão se dividir a cada poucos anos.

4) Aspargos

Se você tiver espaço extra em seu jardim, os aspargos (Asparagus officinalis) assumirão com prazer. Eles crescem por algumas décadas e oferecem maravilhosas lanças de aspargos em troca de seu carinho.
Mas os aspargos podem ser exigentes sobre onde residem. Gostam de sol e solo bem drenado. Uma vez enraizados, eles estão aqui para ficar.
Cultivar aspargos não é exatamente para iniciantes, mas se você comer muito, aprender a cultivá-lo se tornará uma segunda natureza. Os aspargos podem ser cultivados a partir de sementes, mas é muito mais fácil plantar coroas de raízes nuas diretamente no solo.


5) Alcachofras de Jerusalém

As alcachofras de Jerusalém (Helianthus tuberosus) resistem e proliferam de forma confiável ano após ano. Um verão tivemos três meses sem chuva e sem água no poço para regar nosso jardim.
O que sobreviveu? Sálvia e alcachofras de Jerusalém. Se você está procurando uma perene tolerante à seca, é isso.
Aviso: se você é novo no cultivo e consumo de alcachofras de Jerusalém, não coma muitas de uma só vez. Eles não são um substituto para as batatas.

6) Alcachofra

Em termos de altura, as alcachofras (Cynara scolymus) costumam sair por cima. Eles são lindos da cabeça aos pés e, embora tenham uma longa estação de crescimento, o sabor vale a pena esperar.
As alcachofras podem ser cultivadas como anuais ou perenes. Neste último caso, devem ser protegidos durante os meses de inverno. Antes de plantar, descubra quais variedades crescem melhor em sua área e espere 2 anos pela primeira colheita.
Você pode ter começado a perceber que as plantas perenes compartilham um tema comum: você terá que esperar um pouco para que elas tenham o melhor desempenho.


7) Rábano

Se você deseja adicionar um pouco de calor às suas refeições de inverno, um pouco de rábano ralado ajuda muito. A melhor maneira de alcançar essa raiz é colhê-la fresca, desde que você possa cavar o solo.
O rábano (Armoracia rusticana) pertence à mesma família de crucíferos como brócolis, repolho e couve de Bruxelas, mas é mais resistente do que os três juntos.
Adicione raízes picantes à sua salada de batata ou sirva um Bloody Mary picante, dependendo da hora do dia e da companhia, é claro.

8) Agrião

Se gosta de folhas ligeiramente apimentadas, semelhantes às da rúcula/rúcula, então vai adorar o agrião da sua própria horta.
Como crescer agrião (Nasturtium officinale), você pergunta?
Não é a planta mais fácil de manter, pois também é atraente para muitas pragas, como caracóis, lesmas, moscas brancas e ácaros.
Mas, algumas das melhores coisas da vida levam tempo e trabalho. Com a configuração certa, você pode colher vitaminas A e C do agrião durante todo o ano. Além disso, o agrião é rico em niacina, tiamina e ferro, melhor que uma salada comum!

9) Alho

Você já conhece os benefícios de plantar alho (Allium sativum) no outono, agora está prestes a descobrir que também pode mantê-lo no solo como perene.
Deixe os bulbos no chão por algumas temporadas (supondo que você não desenterre o jardim!) e deixe-os se multiplicarem por conta própria. Você vai acabar com um monte de pequenos bulbos, não cabeças inteiras, mas montes de talos de alho para usar. E isso é uma coisa maravilhosa!
Agora você pode dividir esses bulbos individuais e plantá-los como faria com um dente individual e continuar a colher.


10) Couve ou Couve

A couve ou couve (Brassica oleracea var. sabellica) é um anual resistente com um curto período de colheita.
A verdadeira beleza é que você pode colher as folhas até que as primeiras geadas cheguem e os flocos de neve voem.
Tecnicamente, a couve é uma bienal, mas é tratada como anual. No entanto, também pode ser perene, dependendo de como você amplia sua realidade.
Se você deixá-lo no jardim durante o inverno, coberto com cobertura morta, ele começará a crescer novamente no início da primavera, enviando novos brotos e folhas. Novamente, é preciso uma abordagem sem escavação, portanto, planeje seu jardim de acordo.

Então você está convencido de deixar um lugar para vegetais perenes em sua horta?


Tecnologia do Blogger.