Cebola e alho: como cultivá-los em casa e economizar muito dinheiro

 As práticas de cultivo orgânico estão se tornando mais difundidas e muitas pessoas optam por cultivar cebola e alho em casa.


Não importa a variedade que escolhermos, podemos  cultivá-las todas em vasos  e obter ótimos resultados em  cerca de 6 a 7 meses. Para aproveitar os benefícios do cultivo de alho e cebola em casa, basta uma pequena  varanda e  alguns vasos. Com o tempo, podemos apreciar os diversos benefícios que esses dois vegetais oferecem, benéficos para a saúde e o  bem-estar do corpo.


A família Liliaceae   inclui o alho, a cebola e a chalota  , muito apreciados na culinária pelas suas características organolépticas e pelos benefícios que proporcionam ao nosso organismo. Se você também deseja cultivar  esses bulbos comestíveis com sucesso  , é importante conhecer as técnicas corretas. Por exemplo, você precisa saber  qual é a melhor época  para plantá-los ou semeá-los e quais  práticas de manutenção  adotar para estimular seu crescimento. Seguindo estas instruções, você poderá obter uma  colheita abundante e de qualidade.

Como cultivar cebola e alho em casa

O alho, a cebola e a chalota pertencem à  família Liliaceae  , mas apresentam crescimentos diferentes. Enquanto as chalotas produzem  3 ou 4 bulbos por planta, as cebolas  geralmente produzem  apenas um. Independentemente do tipo de cebola, como cebolinha branca, vermelha, amarela ou primavera, cuidar dela é simples. Essas plantas  não necessitam de muita água  , mas precisam de solo enriquecido com matéria orgânica. No entanto, solo muito nutritivo pode causar o apodrecimento dos bulbos.

Bom momento para plantar e escolha do terreno

Para se preparar para  o cultivo de cebolas,  primeiro você deve  obter sementes ou bulbos  . É importante saber que a cebola costuma ser plantada  na primavera  , de preferência em março ou abril, ou setembro ou outubro para quem mora no hemisfério sul. Para o cultivo o vaso deve ter  aproximadamente 30 cm de profundidade e aproximadamente 30 cm de largura  . Em cada vaso é possível plantar pelo menos duas cebolas, utilizando sementes diferentes ou dois bulbos. Por fim, recomenda-se escolher solos leves e enriquecidos com  fertilizante natural  .

Cultivando a cebola

Para começar a cultivar cebola, a primeira coisa a fazer é preparar o solo, que  não deve ser muito argiloso ou arenoso  . É melhor ter solo solto para que a cebola cresça livremente. Desta forma também será possível obter nutrientes adequados através da utilização de  fertilizantes naturais.



Se decidir plantar as sementes, é importante introduzi-las a uma profundidade de aproximadamente  2,5 cm. Além disso, é importante lembrar que neste caso é aconselhável manter a cebola dentro de casa por pelo menos um mês, até que a cebola cortada externamente tenha  germinado .

Cultivo de alho

Para começar, você deve pegar a  cabeça do alho e separar os dentes um por um  . O próximo passo é preparar a panela, o que exige a  presença de drenagem no fundo,  para que o excesso de água escorra com facilidade cada vez que você regar a panela.

O cascalho é a solução mais comum para esse fim. Em seguida,  os dentes de alho são colocados na jarra. É importante fazer isso com precisão, colocando-os com  10 centímetros de profundidade e com a parte pontiaguda para cima.

Vários cravos podem ser plantados no mesmo vaso, mas devem estar separados por pelo menos  8 centímetros  .

Por fim, é aconselhável colocar o vaso em local onde  receba luz solar direta  , conforme indicado anteriormente. O alho não tolera excesso de umidade, por isso basta  regá-lo uma vez por semana.



Para  cultivar alho com sucesso  , é importante  evitar a competição com outras plantas  e, portanto, capinar regularmente o solo.

Como colher e armazenar alho e cebola

Para garantir a  boa conservação  do alho e da cebola é fundamental   colhê-los corretamente .

Cebola. Para consumo imediato, é possível colher os  bulbos ainda “verdes”  , ou seja, quando as folhas ainda estão verdes, e neste caso todas as partes da planta são comestíveis. Já, se quiser preservar a colheita para uso futuro, é preciso  esperar o momento certo  . A época ideal para a colheita é determinada pelo estado da cobertura vegetal:

Alho:  Para colher alho e cebolinha deve-se esperar até que  pelo menos dois terços das folhas estejam secas  , e isso geralmente acontece no final de  junho ou início de julho  para alho e chalota cinzenta, enquanto para  chalota rosa é necessário esperar até julho ou Agosto  . Já a cebola roxa deve ser colhida quando todas as folhas murcharem, o que acontece  em julho ou agosto  . Já a cebola branca, plantada no outono, deve ser colhida e consumida na primavera.


Tecnologia do Blogger.