Meu cacto de Natal está apodrecendo? (Resolvido)

 


Se você é como a maioria das pessoas que comprou um Cacto de Natal ( Schlumbergera truncado) no ano passado, sua temporada de férias ficou mais brilhante com sua profusão de flores coloridas.

Embora você esteja, sem dúvida, ansioso por uma repetição do desempenho este ano, você pode se preocupar se sua planta parece estar definhando e pode estar se perguntando se ela viverá o suficiente para exibir sua característica exibição floral.

O Cacto de Natal é uma planta relativamente resistente que não sucumbe a muitas pragas e patógenos e precisa apenas de cuidados mínimos para prosperar, mas é suscetível à podridão da raiz. Se não for tratada, a podridão da raiz pode destruir uma planta.

Felizmente, existem maneiras de reviver seu cacto de Natal se você suspeitar que ele foi vítima de podridão de raiz.

Aqui está o que você precisa saber:

Sinais de raiz e podridão

A principal indicação de que seu cacto de Natal desenvolveu podridão de raiz é que a planta está murchando e murchando, embora tenha sido regada. Como a podridão da raiz é causada por organismos fúngicos que vivem no solo, um odor de mofo também pode fazer parte do quadro. Existem vários tipos de fungos que podem causar podridão radicular no Cacto de Natal. A razão pela qual esse tipo de planta é tão vulnerável à podridão radicular é que elas evoluíram como epífitas, que são plantas que crescem na superfície de outras plantas e obtêm água e nutrientes do ar circundante.

Você pode estar regando demais

Se o seu Cacto de Natal apresentou um caso de podridão da raiz, a causa mais provável é que a planta esteja recebendo muita água .

Com o Cacto de Natal, é sempre melhor errar por excesso de cautela quando se trata de regar. Como regra geral, o terço superior do solo no vaso deve estar seco ao toque.

A planta pode não ter drenagem adequada

Casos leves de podridão radicular podem ser tratados com eficácia adiando a rega por algumas semanas, mas é importante descobrir se a drenagem inadequada está desempenhando um papel no problema.

Mesmo se você estiver fornecendo ao seu cacto de Natal a quantidade certa de água, as raízes ainda podem ficar encharcadas se uma boa drenagem não estiver presente.

A razão mais comum para isso acontecer é que o vaso não tem orifícios de drenagem, portanto, verifique se eles estão presentes. Nesse caso, o problema pode ser que o solo do vaso é muito pesado e denso para esse tipo de planta.

Como salvar seu cacto de Natal da podridão da raiz

Quando a podridão da raiz é detectada cedo o suficiente, muitas vezes é possível salvar a planta. A primeira coisa que você precisa fazer é retirar com muito cuidado o seu cacto de natal do pote e colocá-lo delicadamente sobre uma toalha limpa e seca sobre uma superfície plana.

sistema radicular apodrecendo

Você será capaz de dizer se o seu cacto de Natal tem podridão de raiz se houver podridão viscosa, marrom escura ou preta. Se isso não estiver presente, agite suavemente o máximo possível de solo para vasos das raízes e repotencie seu cacto de Natal em um solo leve para vasos formulado especificamente para suculentas.

Se o lodo estiver presente, apare cuidadosamente todas as partes afetadas das raízes usando uma ferramenta de corte desinfetada. Enxágue as raízes com cuidado, mas completamente, antes de reenvasar seu cacto de Natal.

No entanto, se mais de um terço das raízes forem afetadas, pode não ser possível salvar a planta. Se tudo mais falhar, você pode salvar o que sobrou do seu cacto de Natal pegando estacas de qualquer tecido saudável que resta e propagando-as em novas plantas.


Tecnologia do Blogger.